RSS
email

Analise profunda da Música Popular Portuguesa

Ora quem não associa a música Pimba a um estilo de música fácil de fazer? Eu associo. Mas isto da música pimba tem regras. A pontos de referencia a cumprir.
Um ponto principal é que a música deve falar entre um casal que se zangam e se reconciliam ou um casal que anda a apaixonado ou simplesmente um homem que anda a galar todas.
Podemos ter como exemplo de músicas sobre zangas e reconciliações de casais o grande tema “Dei-lhe duas seguidas” em que o grande José Malhoa refere ter dado duas seguidas e a respectiva mulher perdoou-lhe ou mesmo o outro grande êxito deste homem, “Ajoelhou vai ter que rezar”.
Bons exemplos de músicas sobre gajos que andam a papa-las todas são, “Já fui acudir”(Quim Barreiros), “Eu vou a todas”(Malhoa) ou mesmo “Chupa Teresa”(Quim Barreiros). Só pra verem a complexidade e o ódio à badalhoquice destas músicas, na música fui acudir, o personagem desta música é um bombeiro (Só acrescentar que Quim Barreiros é inovador por nas suas músicas introduzir profissões que têm sido excluídas do mundo da música há muitos anos) que já foi “a cu di” Lena, já foi “a cu di” Rita, já foi “a cu di” tantas nem se lembra muito bem e afirma que não tenhamos medo que ele vem-nos acudir também.

Para quem nunca foi a um bom bailarico, (eu já fui a muitos, mas poucos eram bons) nos bailes de verão vemos no palco um show do melhor. Temos sempre a presença de Bailarinas, que normalmente me fazem lembrar camiões Tir, e que apresentam roupas muito reduzidas para que possamos contemplar a sua bela pança.
A 3 dias fui a um baile em que a estrela da noite era a famosa Nikita. Esta bela rapariga vai a programas da TV como a “praça da alegria” ou às manhãs do Goucha, que têm um nome esp
ecífico do qual não me lembro. Esta rapariga fez 1 hora de espectáculo e levou o triplo de todas as outras bandas que actuam 5 horas e em nenhuma das suas músicas se viu pessoas a dançar. E só para verem a categoria deste show, o espectáculo começou com uma voz off a dizer o seguinte:
Nikita que esteve ontem no Algarve…
Que esteve hoje na Figueira a falar prá RTP e disse o nome da vossa aldeia…
Esta aqui hoje!!
Nikita reza todos os dias a deus pela vida de sonho que tem
Graças a Deus Nikitia tem a bela voz que tem e…
Graças a Deus Nikita tem a família com que sempre sonhou…

E nisto entra a cantora com um roupão bem “sensual” com plumas cor-de-rosa acompanha por raparigas de tanga e nuns preparos que nem vos digo. Ora bem, uma rapariga, que no inicio do espectáculo fala mais em Deus que o Papa, entra em palco como uma mulher da vida.
E só pra verem a religiosidade desta mulher, a meio do espectáculo há um striptease (quando vi o striptease fiquei com a ideia de que o meu pai a tirar as calças do trabalho é bem sensual) totalmente parvo porque a mulher em vez de despir roupa interior, entrou em palco com uns 7 casacos e foi-os tirando a balda e com uma rapidez do catano. Nisto entra a Nikita bem mais despida e continua a cantar músicas que nos fazem pensar que no mundo tudo é belo, inclusive a Manuela Moura Guedes.
Durante o espectáculo as 3 raparigas que dançavam pareciam ser de bandas diferentes, pois uma dançava de uma maneira, outra dançava da mesma maneira que essa mas com 5 segundos de atraso e a outra parecia estar a ter um ataque epiléptico.
Se há concerto animado foi este. Tava a brincar, porque já vi programas do Marcelo Rebelo de Sousa bem mais animados e mais alegres.

O Coiso

Bookmark and Share

2 comentários:

Anónimo disse...

os ares de Longa fazem te mesmo bem...

Essa inspiração tinha que vir de algum lado!

Eu também estive nesse grande concerto... e bem te vi a espreitar por de baixo da saia da bailarina, Ai Malandro...

beijão da Raquel e da Gabi**

cardoso disse...

deves ser paneleiro

 

Contactos

mysuperfreak@hotmail.com

Seguidores