RSS
email

Música POP

Como não podia deixar de ser, hoje vim falar-vos do único cantor POP (música popular, ou seja, música pimba) de que eu gosto. O grande Quim Barreiros, foi um dos grandes pioneiros das letras de músicas porcó-badalhocas neste país, embora não seja isto que me faz gostar dele, mas sim o seu sentido em animar a malta.
Poucos conhecem mas é bem bonita esta música que se intitula “A fechadura da Rita”. Para terem algum conhecimento sobre esta música vou citar-vos um excerto da música:

“A fechadura da Rita, a fechadura da Rita,

que tem a porta fechada, que tem a porta fechada,
e de todas a mais bonita, quando não esta enferrujada,
e o Zé que tem a chave, e o Zé que tem a chave,
quando lá quer entrar, quando lá quer entrar,
mete a chave e tira a chave, todo o dia sem parar,
e disse a Rita po Zé, e disse a Rita po Zé,
sempre tiveste a entrada, tu sempre tiveste a entrada,
(…)
O Zé ainda e muito novo, O Zé ainda e muito novo,
e pouco daquilo sabe, e pouco daquilo sabe,
em certas ocasiões ate perde o gosto a chave,
de tanto meter a chave viu-se a Rita
atrapalhada,
viu-se a Rita atrapalhada e de tanto ali
meter ficou com a porta inchada,
e de tanto ali meterficou com a porta inchada.”

Como podemos ver à sempre aquela repetição de pequenas frases consecutivamente e para além disso são utilizados frequentemente palavras bonitas que substituem palavras que eu nem imagino o que sejam ( a fechadura da Rita e a chave do Zé ). Nesta música parece-me que o Zé, ao contrário do pessoal lá da aldeia, pode andar sempre a meter e a tirar a chave na bela fechadura da Rita. Mas quem é este Zé pra ter acesso à chave que abre a fechadura da Rita? Será um primo afastado? Não me parece que a família da Rita iria ficar contente por ouvir isto, um primo a enfiar a chave na fechadura da prima, hum…
Mas parece que aqui a maluca é a prima pois diz que o Zé pode sair e entrar sempre que quiser, como se aquilo fosse a casa dele. Mas parece que o rapazito abusou e acabou por fazer inchar a fechadura. E assim acaba a nossa história de um homem que ia a casa de uma rapariga para fazer sabe-se lá o que, talvez almoçar, talvez tratar do jardim e da piscina, mas era um homem de confiança, daí a Rita confira-lhe a chave que abria a sua fechadura.

O Coiso

Bookmark and Share

0 comentários:

 

Contactos

mysuperfreak@hotmail.com

Seguidores